Feliz Dias dos Namorados

tumblr_no0k3vTjkG1qasxjlo1_500

Para quem tem namorado (a), para quem vai passar esse dia sozinho e, para quem como eu, não liga se hoje é dia dos namorados e não estamos namorando, vamos dá parabéns aos que estão felizes hoje *-* Por curiosidade mesmo, fui pesquisar sobre o famoso dia de São Valentim e me surpreendi muito com algumas coisas que descobri. Então vou por um pouco da historia aqui 🙂

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”.

tumblr_mo9g93aG6R1r573hqo1_500

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

tumblr_inline_npu8y4r5gK1qc22fu_500
“Feliz dia de São Valentim”

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Enfim, gente é isso. Fiz esse postinho rapidinho para na~deixar em branco 😀 Espero que tenham gostado da minha explicação, e quem diria que o dia dos namorados é em 14 de Fevereiro mas aqui a gente mudou por causa do comércio? 😮 E quem está solteiro(a) por favor não fiquem xingando os que namoram, um dia vai chegar a vez de vocês 😀

Mil beijinhos ❤

Imagens baixadas do Tumblr.

Pesquisa foi feita na Wikipédia .

4 comentários sobre “Feliz Dias dos Namorados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s